Comunicado de imprensa de 16.04.00:

O PREÇO NOBEL DA VERGONHA ERGUIDA NO BRASIL
Previous press releaseTo the AIDOH Index page
To the English version of this documentTo the Danish version of this document

Após uma viagem desde a Dinamarca de 10 mil quilômetros, a escultura controvertida "Coluna da Infâmia" será erguida frente ao Parlamento na capital brasileira, Brasília, para marcar o Dia Internacional Contra a Impunidade, na segunda feira 17 de abril.
No Brasil, a escultura simbolizará um protesto contra uma prática onde pessoas em poder, sem arriscar julgamento nenhum, podem violar a legislação e os direitos humanos fundamentais, e eliminar a oposição política.
O dia 17 de abril foi escolhido porque a Polícia Militar, em este mesmo dia, em 1996 matou 19 campesinhos sem terra em Eldorado de Carajás, no Nordeste do Brasil. Os 19 mortos estavam participando de uma manifestação, onde os Sem Terras exigiram do Governo que cumpre com as suas promessas de reformas agrárias. Se bem que tenha um processo de julgamento contra os policiais implicados, ainda não estão julgadas as pessoas politicamente responsáveis.

A Coluna da Infâmia foi doada ao Parlamento brasileiro já em dezembro de 1999, para dar uma oportunidade aos políticos de marcar sua oposição à impunidade.
"(...) acredito que esta será uma boa forma de mostrarmos para o mundo todo que esta Casa não é conivente com a impunidade qur reina neste país"disse a senadora Heloisa Helena do PT no Senado no dia 14 de abril.
No soco da coluna, está escrito que: "A escultura é um apoio às forças democráticas que lutam para defender os direitos humanos e a segurança jurídica no Brasil". O escultor dinamarquês Jens Galschiot disse que: "Eu acho estranho que a pesar de ser uma mensagem geral humanista, só dizendo que o estado brasileiro deve cumprir com os seus ideais de ser um estado legal moderno, não foi possível obter declarações de apoio de uma maioridade no Parlamento, inclusive dos partidos do Governo."

No caminho da escultura para Brasília, teve até chicana política em forma de uma falsa denuncia de contrabando de equipamento elétrico, com que ficou presa no porto do Rio de Janeiro. Essa denuncia foi feita provavelmente por um oponente do projeto da direita.

A pesar de estos obstáculos, o bloco da oposição há assegurado uma colocação provisória da escultura na praça frente ao Parlamento.  O erguimento da escultura será iniciado segunda feira dia 17 às 8 horas da manhã, e durante o dia terá uma vigilância com a participação do Movimento Sem Terra e de parlamentários.

A Coluna da Infâmia faz parte de uma rede internacional de 10 esculturas, a serem erigidas em diferentes lugares do mundo para focar as violações dos direitos humanos. A primeira foi erguida em Hong Kong, em 1997, tendo sido o pivô de extensas discussões acerca da liberdade de expressão. A segunda foi erigida no México, em l999, juntamente com a federação dos povos indígenas, como um símbolo da repressão da população aborígine. O governo mexicano retribuiu expulsando o artista dinamarquês. Tanto no México como em Hong Kong, as forças democráticas envolvidas na questão dos direitos humanos beneficiaram-se das discussões suscitadas pelo erguimento das Colunas da Infâmia.

Para mas informação na Internet: www.aidoh.dk

Brasilia Tel: Nosso hotel: +55 -061 328 4144 apto. 304   ou  apto.306

To the index page of the Brazilian Pillar of Shame | To photos of the Brazilian Pillar of Shame |
 To a more detailed description of the Pillar of Shame | To an index of the Pillar of Shame in generel